
Em Las Médulas, na região de El Bierzo, os paredões, ravinas e pináculos avermelhados são vestígios de uma mina romana a céu aberto. Durante cerca de dois séculos, das primeiras décadas do século I até o fim do II ou início do III d.C., a exploração alterou os depósitos auríferos e deixou uma rede de canais, áreas escavadas e acúmulos de material que ainda podem ser identificados no terreno.
A transformação se baseou na mineração hidráulica. A água não servia apenas para lavar o sedimento: no método conhecido como ruina montium, era usada para desagregar grandes massas de conglomerado e levar o material aurífero até as áreas de separação. O nome, associado à descrição de Plínio, o Velho, em sua História Natural, faz referência ao desmoronamento das montanhas.
A ruina montium combinava galerias, reservatórios e água sob pressão
O sistema exigia uma extensa obra hidráulica. A UNESCO descreve a captação de água em nascentes, da chuva e do degelo, seu armazenamento em reservatórios e o transporte por canais construídos com inclinação controlada. O Ministério da Cultura da Espanha calcula em 325 quilômetros a extensão dos canais escavados na rocha ligados à exploração.
Para derrubar o terreno, os mineiros escavavam uma rede de galerias no interior do depósito. Em seguida, liberavam a água armazenada para que ela percorresse esses condutos e atuasse sobre a massa de conglomerado. A pressão e a erosão ajudavam a desagregá-la; o fluxo arrastava os fragmentos para níveis mais baixos, onde o material era processado para separar o ouro.
A técnica respondia à geologia da jazida. O Instituto Geológico e Mineiro da Espanha (IGME) identifica em Las Médulas depósitos secundários do tipo placer: acúmulos de ouro formado originalmente em outros corpos rochosos e depois concentrado pela erosão. O ouro aparece misturado a seixos, areias e argilas. A ficha geológica do local indica que a formação Santalla era mais rica que a formação Las Médulas, onde o teor estimado era menor; por isso, as técnicas de exploração variavam conforme a localização e a concentração do metal.
As ravinas e os cones de estéril mostram por onde a mina avançou
O desmoronamento não era a etapa final. O sedimento deslocado precisava ser conduzido e lavado, enquanto os materiais mais grossos eram separados e o estéril, removido. O IGME identifica na paisagem três setores de escavação e áreas de acúmulo: as frentes de exploração aparecem como escarpas, pináculos e ravinas; os resíduos formam cones e depósitos em leque. Nas áreas onde as camadas auríferas estavam mais próximas da superfície, também foram usados sulcos convergentes e valas-canais.
Essas formas permitem identificar diferentes etapas do trabalho mineiro. A grande frente do circo de Las Valiñas está associada à ruina montium; em outros setores, as depressões e os canais refletem trabalhos adaptados à posição dos sedimentos e ao percurso da água. Parte do material acumulado chegou a obstruir um vale e contribuiu para a formação do lago de Carucedo, segundo a síntese geológica do IGME.
A produção de ouro é uma estimativa, não um número único
A dimensão da extração é estimada a partir do volume removido e do teor de ouro calculado nos depósitos, e não de um registro completo de todo o metal recuperado. A ficha do IGME calcula que foram transformados 542 hectares, removidos 93.550.000 metros cúbicos e que a produção teria chegado a cerca de 4.677,5 quilogramas de ouro.
Outra referência técnica está no artigo “Las Médulas (León), la formación de un paisaje cultural minero”, publicado em 1998 no Boletín Geológico y Minero por Luis Carlos Pérez García, Francisco Javier Sánchez-Palencia Ramos, Julio Fernández Manzano, Almudena Orejas e María Dolores Fernández-Posse. Os autores propuseram uma estimativa de 5.000 a 10.000 quilogramas, com base na hipótese — que classificaram como otimista — de um teor médio recuperável de 50 a 100 miligramas por metro cúbico. A diferença entre os cálculos reflete as hipóteses adotadas; os números são aproximações, não um balanço histórico verificável.
Após o abandono da mina, a erosão e a vegetação transformaram a área, mas não apagaram as marcas da exploração. Hoje, as paredes íngremes, os canais e os acúmulos de estéril preservam sinais de uma operação cuja cronologia, dimensão e traçado são reconstituídos com base em evidências arqueológicas e geológicas.









